Cache é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um utilizador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede.
Cache L1 ou cache de nível 1 consiste num tipo de memória cache que está mais próximo da ULA (unidade lógica e aritmética). Normalmente tem capacidade de 8 KB a 128KB. Assim como a L2, é encontrada no processador e é construída a partir de memória SRAM, já que é normalmente utilizada em pequenas quantidades e precisa ser bastante rápida.Cache L2, ou cache de nível 2 consiste numa memória interna do processador instalada em associação com os transistores cujo objetivo é acelerar a velocidade do sistema, já que armazena as informações mais utilizadas pelo processador, que caso não estivessem nessa memória teriam de ser acedidas na memória RAM. O problema era que muitas vezes o processador tinha que ficar á espera que os dados fossem libertados pela memória RAM para poder continuar a executar as tarefas, o que acarretava na perda de desempenho. Resumindo, memória cache é um bloco de memória de acesso rápido para o armazenamento temporário de informações mais utilizadas pelo processador evitando que ele tenha que recorrer a comparatividade lenta da memória RAM.
Cache L3 Terceiro nível de cache de memória. Inicialmente utilizado pelo AMD K6-III (por apresentar o cache L2 integrado ao seu núcleo) utilizava o cache externo presente na motherboard como uma memória de cache adicional.